sexta-feira, julho 21, 2006

A caça ao crime

In Estadão
20 de julho de 2006 - 20:01
Marcola afirma pagar advogados com dinheiro de seus crimes
Em depoimento à CPI do Tráfico de Armas, o suposto líder do PCC disse que seu patrimônio está avaliado em milhões
Luciana Nunes Leal


BRASÍLIA - O líder do PCC Marcos Camacho, o Marcola, fez referência a um patrimônio próprio de "milhões de reais" ao revelar à CPI do Tráfico de Armas que paga com dinheiro do crime a advogada Maria Cristina Rachado e outros profissionais que o atendem.
No depoimento fechado à CPI, em junho deste ano, Marcola respondeu com uma pergunta a indagação do relator Paulo Pimenta (PT-RS) sobre o pagamento de honorários: "O senhor já viu os meus crimes? O senhor já viu os valores?" Marcola continuou: "15 milhões (de reais) em um (assalto), 10 milhões (de reais) em outro, quer dizer..."
Com a quebra do sigilo bancário e fiscal de Marcola, aprovada em maio, a CPI espera fechar uma relação dos bens e investimentos do criminoso e, no relatório final, sugerir mudanças na lei que permitam o confisco imediato do patrimônio de condenados por crimes como assalto, roubo, seqüestro, tráfico e lavagem de dinheiro. "A sugestão será de inverter o ônus da prova. Hoje, o Estado tem que provar. Quero que o acusado prove a origem dos recursos que levaram àquele patrimônio", disse ontem o relator.


O meu comentário: queriam que o homem tivesse assistência legal de borla? Ou que ficasse a dever à advogada? Pelo menos é um homem honesto e paga o que deve. Tomara muitos com a ficha muito limpa que por aí andam... E já agora que a quebra do sigilo bancário, tanto no Brasil como em Portugal, que apanhe não apenas os Marcolas e quejandos que por aí andam. Pois esse nós já sabemos quem são e como funcionam. Tratem de apanhar muito peixe graúdo com máscara de homem (ou mulher) exemplar que enriquecem à custa de muitos assaltos ao bolso dos contribuintes e de muitas jogadas que só são possíveis em países nos quais apenas os Marcolas são os maus da fita.

Sem comentários: