sexta-feira, janeiro 26, 2007

Tom Jobim - Luiza (ao vivo)

Farias hoje 80 anos. Isso não importa para nada, a não ser um pretexto bem "embrulhado" para dizer que tenho saudades tuas. Que mania de parvoíce esta de os nossos escritos obedecerem a efemérides, como se tivéssemos de esperar por aniversários de nascimento ou de morte para homenagearmos aqueles que significam muito para nós.
Deixa para lá, parabéns Tom!

sábado, janeiro 20, 2007

Livro



Um relato desassombrado de quem quis ver com os próprios olhos o mundo não ocidental, o "outro mundo", para uns o "Eixo do Mal", para outros "as vítimas do imperialismo".

segunda-feira, janeiro 15, 2007

O meu voto


Os homens são do tamanho dos valores que defendem. Aristides de Sousa Mendes foi, talvez por isso, um dos poucos heróis nacionais do século XX e o maior símbolo português saído da II Guerra Mundial. Em 1940, quando era cônsul em Bordéus, protagonizou a "desobediência justa". Não acatou a proibição de Salazar de se passarem vistos a refugiados: transgrediu e passou 30 mil, sobretudo a judeus. Foi demitido compulsivamente. A sua vida estilhaçou-se por completo. "É o herói vulgar. Não estava preso a causas. Estava preso a uma questão fundamental: a sua consciência", afirma o jornalista Ferreira Fernandes. Ver mais aqui

sábado, janeiro 13, 2007

Até que enfim que a subversiva da ciência fez a vontade ao "Nosso Senhor"...

TSF Online: "Vaticano aplaude nova fonte de células estaminais
A Igreja aplaude a descoberta de uma nova fonte de células estaminais - no líquido amniótico - que não recorre a embriões humanos mortos. A notícia das células amnióticas foi avançada este domingo pela revista Nature Biothecnology."

terça-feira, janeiro 09, 2007


A concha
A minha casa é concha. Como os bichos
Segreguei-a de mim com paciência:
Fechada de marés, a sonhos e a lixos,
O horto e os muros só areia e ausência.

Minha casa sou eu e os meus caprichos.
O orgulho carregado de inocência
Se às vezes dá uma varanda, vence-a
O sal que os santos esboroou nos nichos.

E telhadosa de vidro, e escadarias
Frágeis, cobertas de hera, oh bronze falso!
Lareira aberta pelo vento, as salas frias.
A minha casa... Mas é outra a história:
Sou eu ao vento e à chuva, aqui descalço,
Sentado numa pedra de memória.

Vitorino Nemésio

domingo, janeiro 07, 2007

Quem nos dera a nós fracos conseguir acreditar em nossos mestres


Aquele que se tenha erguido acima do cesto das esmolas e não se tenha contentado em viver ociosamente das sobras de opiniões suplicadas, que pôs a funcionar os seus próprios pensamentos para encontrar e seguir a verdade, não deixará de sentir a satisfação do caçador; cada momento da sua busca recompensará os seus dissabores com algum prazer; e terá razões para pensar que o seu tempo não foi mal gasto, mesmo quando não se puder gabar de nenhuma aquisição especial.
John Locke, in 'Ensaio Sobre o Entendimento Humano'

segunda-feira, janeiro 01, 2007